Ten disruptive technologies that changed the way of working

É muito raro encontrarmos uma tecnologia verdadeiramente disruptiva capaz de fazer repensar completamente a forma como trabalhamos. Acabam mesmo por mudar os modelos  de suporte ao ambiente de negócios.

Mas olhando para trás, podemos encontrar pelo menos dez exemplos claros dessas tecnologias. Talvez não sejam todas muito perceptíveis ou notórias, mas ainda são essenciais hoje. Revolucionaram o ambiente empresarial para sempre:

1 – LAMP
LAMP é a sigla que abrange as principais tecnologias de código aberto para desenvolvimento e suporte na Internet: Linux, Apache, MySQL e PHP. Com uma abordagem, as LAMP reduziram a dependência de uso das plataformas .NET, da Microsoft e software da Oracle. Ao mesmo tempo diminuem os custos no desenvolvimento de novos projetos.

2 – Salesforce.com
A Salesforce.com trouxe um importante componente competitivo para a indústria de TIC quando estreou, em 1999, os seus sistemas de CRM executados em centros de dados instalados localmente. Os tempos mudaram e agora a empresa tem 100 mil clientes em todo o mundo e processa, em apenas três meses, mais de 45 bilhões de transações. O segredo desta mudança revolucionária é fornecer um produto escalável, capaz de permitir uma visão global sobre os dados do cliente.

3 – Adobe PDF
Pode parecer pouco relevante e minúscula, como se não agregasse valor ao negócio. E não é realmente central na infraestrutura de TI de uma empresa. Tudo isso é absolutamente verdade. Mas é também uma das aplicações mais disseminadas no mundo, profundamente entranhada na história das TI. Existem atualmente mais de 150 milhões de documentos PDF na Web.

4 – Bluetooth
Imagine conectar o celular ao sistema handsfree instalado no automóvel, sem cabos. O Bluetooth veio suportar essa possibilidade e muitas outras que hoje parecem mais que habituais. Mas era impensável há poucos anos atrás, quando a tecnologia ainda não estava difundida.

5 – Wi-Fi
Definitivamente um dos maiores avanços na história das telecomunicações, tanto corporativas  como no setor doméstico.

6 – eImpressão
A HP, a Google, a Canon … Hoje, as companhias de impressão oferecem soluções ou serviços de impressão, através de cloud computing: trata-se da capacidade de imprimir documentos enviando o arquivo por email e à distância. É um avanço em termos de conveniência e simplicidade.

7 – VPN (Virtual Private Network)
As VPN (Redes Privadas Virtuais) são também um passo importante para o trabalho em colaboração e a segurança das comunicações telemáticas dentro da empresa. A possibilidade de trabalhar em casa ou em qualquer lugar com segurança e sabendo como menor risco de as suas comunicações serem interceptadas, é fascinante.

8 – Processadores de múltiplos núcleos (multi-core)
Houve uma altura na qual os processadores só conseguiam tratar uma tarefa de cada vez, um processo de cada vez. Ou dito de outra forma: se um vídeo em alta definição estivesse rodando devia-se evitar a todo custo a tentação de abrir o Word ou um documento Excel. Graças aos avanços introduzidos pela Intel e pela AMD, os processadores de múltiplos núcleos permitem executar várias tarefas de forma simultânea e com grande desempenho. Hooray!

9 – Amazon Web Services
A Amazon Web Services foi pioneira no armazenamento e processamento de dados em cloud computing, introduzindo a gestão de dados segundo o modelo. Abriu caminho para muitos outros fornecedores – como a Oracle e a HP –,  e para armazenamento em cloud privada – como o Dropbox e o Google Drive.

10 – Google Docs
A possibilidade de os usuários poderem escrever documentos, editá-los e partilhar apresentações através da Internet – tendo os seus registos disponíveis em qualquer lugar, a qualquer hora – foi uma mudança monumental na forma de trabalhar. Tão grande foi a mudança que a Microsoft foi forçada a colocar o Office na nuvem.

Sobre a salesforce.com

Com 100,000+ clientes, a salesforce.com é a empresa de computação empresarial nas nuvens que está liderando a mudança para a empresa social. As empresas sociais capitalizam as tecnologias sociais, móveis e abertas nas nuvens para colocar os clientes no centro de seus negócios. Baseados em sua arquitetura em tempo real para vários usuários, a plataforma e os serviços de aplicativos da salesforce.com incluem:

Nenhum serviço ou recurso ainda não lançado que seja mencionado aqui ou em outros comunicados à imprensa ou declarações públicas se encontra disponível no momento, podendo não ser lançado pontualmente ou nem mesmo ser lançado.  Ao adquirir aplicativos da salesforce.com, os clientes devem tomar suas decisões de compra com base nos recursos disponibilizados no momento. A salesforce.com tem sede em São Francisco e filiais na Europa e na Ásia. Suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo "CRM". Para obter mais informações, visite  http://www.salesforce.com ou ligue para 1-800-NO-SOFTWARE (EUA).
Copyright (c) 2011 salesforce.com, inc. Todos os direitos reservados. salesforce.com, Salesforce, Chatter, Sales Cloud, Service Cloud, Radian6, Data.com, AppExchange, App Cloud, Heroku e todos os logotipos associados são marcas comerciais da salesforce.com, inc. nos Estados Unidos e em outros países. Os demais nomes aqui usados podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.