'Forbes': Brasil tem duas empresas entre 100 mais inovadoras do mundo

A revista Forbes elaborou uma lista das empresas mais inovadoras do mundo. Das cem companhias citadas, duas são brasileiras: a Brasil Foods (em 54º lugar), criada a partir da fusão entre Perdigão e Sadia, e a Ultrapar Participações (56º), que é dona de parte da Ultragaz, da Ipiranga e da Ultracargo.

A americana Salesforce lidera o ranking, que provê aplicativos para computação em nuvem - aqueles que são operados pela internet, e não instalados na máquina de cada usuário.

A revista classifica as empresas pelo indicador que ela chama de "prêmio de inovação". Esse índice busca calcular quanto a expectativa de inovações de uma empresa aumenta o preço de suas ações. No caso da Salesforce, por exemplo, o prêmio de inovação é de 73%, segundo a Forbes. Ou seja, a expectativa dos investidores de que a companhia melhore seus resultados por meio de inovações, diz a revista, elevou em 73% o preço das ações.

A primeira empresa não americana da lista é a chinesa Baidu, um site de buscas que permite aos usuários encontrar páginas, imagens e vídeos em língua chinesa. Enquanto o Baidu aparece em 5º lugar no ranking, o Google está em 24º. A Apple vem em 26º. A Microsoft não se encontra na relação.

Fora do setor de tecnologia, o ranking contempla companhias de diversas outras áreas, incluindo os setores de bebidas (liderado pela AB InBev, sediada na Bélgica), processadores de alimentos (Danone) e restaurantes (Starbucks).

Sobre a salesforce.com

Com 100.000 clientes, a salesforce.com é a empresa de computação empresarial nas nuvens que está liderando a mudança para a empresa social. As empresas sociais capitalizam as tecnologias sociais, móveis e abertas nas nuvens para colocar os clientes no centro de seus negócios. Baseados em sua arquitetura em tempo real para vários usuários, a plataforma e os serviços de aplicativos da salesforce.com incluem:

Nenhum serviço ou recurso ainda não lançado que seja mencionado aqui ou em outros comunicados à imprensa ou declarações públicas se encontra disponível no momento, podendo não ser lançado pontualmente ou nem mesmo ser lançado.  Ao adquirir aplicativos da salesforce.com, os clientes devem tomar suas decisões de compra com base nos recursos disponibilizados no momento. A salesforce.com tem sede em São Francisco e filiais na Europa e na Ásia. Suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo "CRM". Para obter mais informações, visite  http://www.salesforce.com ou ligue para 1-800-NO-SOFTWARE (EUA).
Copyright (c) 2011 salesforce.com, inc. Todos os direitos reservados. salesforce.com, Salesforce, Chatter, Sales Cloud, Service Cloud, Radian6, Jigsaw, AppExchange, App Cloud, Heroku e todos os logotipos associados são marcas comerciais da salesforce.com, inc. nos Estados Unidos e em outros países. Os demais nomes aqui usados podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.