Forbes: Duas empresas brasileiras estão entre as 100 mais inovadoras do mundo

A revista Forbes publicou uma lista com as 100 empresas mais inovadoras do mundo. E duas companhias brasileiras estão no ranking: a Brasil Foods, criada a partir da fusão entre as marcas Perdigão e Sadia (em 54º lugar), e a Ultrapar Participações (55º), dona de parte da Ultragaz e da Ultracargo. No ano passado, a Natura apareceu entre as dez primeiras colocadas, mas neste ano não chegou a ser citada na lista.

Na liderança está a empresa americana Salesforce, desenvolvedora de aplicativos para computação em nuvem. Entre as gigantes de tecnologia, a Amazon aparece em 3º lugar, o Google em 24º lugar e a Apple, em 26º. A Microsoft não foi citada.

Posição Empresa País Prêmio de inovação
Salesforce.com EUA 73.0
Alexion Pharmaceuticals EUA 72.3
Amazon.com EUA 58.3
Red Hat EUA 58.1
Baidu China 57.6
Intuitive Surgical EUA 54.0
Rakuten Japão 51.5
Edwards Lifescience EUA 46.9
Larsen e Toubro India 46.1
10º ARM Holdings Reino Unido 45.4

Essa é a segunda vez que a Forbes elabora a lista das 100 empresas mais inovadoras do mundo. O ranking é criado a partir de um indicador chamado pela publicação de “prêmio de inovação”. Trata-se de uma medida que projeta a alta das ações da empresa com base na expectativa de lançamento de inovações. "Nosso método confia no investidor, que vota com o seu bolso, para identificar as empresas que eles esperam que sejam inovadoras hoje e no futuro", diz a publicação.

O ranking informa o prêmio de inovação de cada empresa. No caso da primeira colocada, a Salesforce, é de 73%, e das brasileiras BR Foods e Ultrapar, 26,4% cada. Isso significa que o preço das ações dessas empresas aumentaram 73% e 26,4%, respectivamente, com base na expectativa dos investidores de que essas companhias obtenham melhores resultados por meio de inovações.

Sobre a salesforce.com

Com 100,000+ clientes, a salesforce.com é a empresa de computação empresarial nas nuvens que está liderando a mudança para a empresa social. As empresas sociais capitalizam as tecnologias sociais, móveis e abertas nas nuvens para colocar os clientes no centro de seus negócios. Baseados em sua arquitetura em tempo real para vários usuários, a plataforma e os serviços de aplicativos da salesforce.com incluem:

Nenhum serviço ou recurso ainda não lançado que seja mencionado aqui ou em outros comunicados à imprensa ou declarações públicas se encontra disponível no momento, podendo não ser lançado pontualmente ou nem mesmo ser lançado.  Ao adquirir aplicativos da salesforce.com, os clientes devem tomar suas decisões de compra com base nos recursos disponibilizados no momento. A salesforce.com tem sede em São Francisco e filiais na Europa e na Ásia. Suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo "CRM". Para obter mais informações, visite  http://www.salesforce.com ou ligue para 1-800-NO-SOFTWARE (EUA).
Copyright (c) 2011 salesforce.com, inc. Todos os direitos reservados. salesforce.com, Salesforce, Chatter, Sales Cloud, Service Cloud, Radian6, Data.com, AppExchange, App Cloud, Heroku e todos os logotipos associados são marcas comerciais da salesforce.com, inc. nos Estados Unidos e em outros países. Os demais nomes aqui usados podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.