6 dicas para vender mais com a ajuda da nuvem

Plataformas de tecnologia da informação fornecem as informações necessárias para gestão do negócio, permitindo que as empresas controlem melhor o relacionamento com clientes, gerenciem as finanças e realizem investimentos em novas áreas. Utilizar uma plataforma na nuvem – também conhecido como Cloud Computing - é a maneira mais rápida e simples de facilitar o acesso aos dados para quem precisa, além de compartilhar o acesso a todos os sistemas, arquivos e redes, sem interferir nas permissões de quem utiliza a rede.
Veja abaixo seis dicas para vender mais com a ajuda da nuvem, segundo os clientes que já utilizam com sucesso as soluções da salesforce.com:
1) Mudança de comportamento dos colaboradores
Para que a tecnologia seja adotada por todos, é preciso mostrar ao funcionário os benefícios de utilizá-la. Um dos objetivos em melhorar a gestão de negócios na nuvem é tornar o time de colaboradores muito mais integrado. Com o objetivo de buscar uma ferramenta que aumentasse a participação e elevasse a inovação entre os colaboradores, uma grande fabricante multinacional de bebidas optou pela criação de uma rede social para a empresa. A companhia passou a utilizar o Salesforce Chatter para conectar seus funcionários. Após um semestre com o uso da solução, todos os mais de 17.000 funcionários em 80 países foram convidados a participar pró-ativamente. Além disso, as equipes de vendas em todo o mundo usam o Salesforce1 Mobile App para interação entre funcionários, pois os mesmos utilizam para publicar perguntas e trocar ideias com suas gerências.

2) Padronização de processos comerciais

Ao conectar os funcionários em apenas uma plataforma com acesso a todos os dados importantes para fechar um negócio, a empresa melhora a qualidade das operações e, como consequência, fideliza o cliente. Esta empresa enfrentou alguns desafios ao criar sua nova estratégia de produtos, há três anos: aumentar e organizar as vendas, já que havia ausência de padrão entre seus vendedores, e ter uma solução focada em América Latina – e que todas as informações fossem acessadas facilmente e na nuvem. A companhia queria focar as vendas no ponto de vista do cliente, entendendo seus desejos. Planilhas, papéis e outras anotações foram padronizados na plataforma da Salesforce e como resultado, a empresa centralizou toda a entrada de pedidos, em poucos meses, melhorou a percepção e experiência do cliente. Atualmente, já são mais de 400 usuários do Sales Cloud – solução de CRM e automação de força de vendas da Salesforce.

3) Aproximação com o  cliente
Com o uso da plataforma para organizar as informações, manter o relacionamento com o cliente fica mais fácil. Com mais de 17 mil corretores, uma das maiores seguradoras do país utiliza as soluções da salesforce.com para centralizar as informações dos assegurados em apenas uma plataforma, eliminando a comunicação que existia apenas entre os vendedores e os clientes. Dessa maneira, ao centralizar as informações em apenas um lugar, a companhia começou a conhecer melhor os clientes, ouvi-los e o atendimento se tornou mais ágil e objetivo.
4) Eliminação de burocracias desnecessárias
O acesso a dados de maneiras mais simples faz com que os colaboradores de uma companhia não lidem com tanta burocracia, fazendo com que as áreas da empresa se tornem donas de seus produtos. Por exemplo, uma multinacional de produtos químicos utilizava diversos softwares na companhia e queria unificar as informações em apenas um local. Utilizando o Salesforce1 e o Chatter, os colaboradores conseguem aprovar processos pelo celular, em qualquer lugar. Com isso, toda equipe de vendas da empresa está em transição para utilizar celulares e tablets com acesso as plataformas.
5) Criação de uma unidade de negócios
Com o uso de uma plataforma para integrar as informações, a seguradora conseguiu juntar mais de 200 mil corretores em uma única unidade de negócios. Os corretores estão acessando as informações disponibilizadas pela equipe de vendas em mini iPads. Com essa melhoria, a companhia passou a focar em outras questões e consegue pensar em novos projetos.
6) Liberdade que a mobilidade proporciona à empresa
A verdadeira revolução da tecnologia móvel é disponibilidade ao alcance das mãos. Com as soluções da Salesforce, um vendedor ou consultor não precisa mais esperar o final do dia ou da semana para enviar ao sistema as solicitações, sugestões ou comentários dos clientes. As informações não ficam perdidas ou em aguardo, podendo ser instantaneamente compartilhadas e as pendências resolvidas a qualquer hora e qualquer lugar. Os colaboradores ganham mobilidade e os clientes ganham soluções.
Sobre a salesforce.com
A Salesforce.com é a maior provedora do mundo de softwares de gerenciamento de relacionamento de clientes (CRM). Para mais informações sobre a salesforce.com (NYSE: CRM) e nossas soluções de CRM, Atendimento ao Cliente, Marketing e Mobilidade, visite: www.salesforce.com/br
Quaisquer serviços inéditos ou recursos mencionados neste ou em outros comunicados de imprensa ou declarações públicas não estão disponíveis e não podem ser divulgados. Os clientes que adquirirem aplicativos salesforce.com devem tomar suas decisões de compra com base em recursos que estão disponíveis atualmente. A Salesforce.com tem sede em San Francisco, com escritórios na Europa e na Ásia, e ações na New York Stock Exchange sob o símbolo "CRM." Para mais informações, por favor, visite http://salesforce.com, ou ligue para 1-800 -NO-SOFTWARE.
© 2014 salesforce.com, inc. All rights reserved. Salesforce, Sales Cloud, Service Cloud, Marketing Cloud, AppExchange, Salesforce Platform, and others are trademarks of salesforce.com, inc. Other brands featured herein may be trademarks of their respective owners
Informações para a Imprensa:
Jeffrey Group Brazil
Daniela Teixeira – dteixeira@jeffreygroup.com | +55 11 3185-0826
Natalia Arbex – narbex@jeffreygroup.com | +55 11 3185-0855
Angela Nunes – anunes@jeffreygroup.com | +55 11 3185-0856

Sobre a salesforce.com

Com 100,000+ clientes, a salesforce.com é a empresa de computação empresarial nas nuvens que está liderando a mudança para a empresa social. As empresas sociais capitalizam as tecnologias sociais, móveis e abertas nas nuvens para colocar os clientes no centro de seus negócios. Baseados em sua arquitetura em tempo real para vários usuários, a plataforma e os serviços de aplicativos da salesforce.com incluem:

Nenhum serviço ou recurso ainda não lançado que seja mencionado aqui ou em outros comunicados à imprensa ou declarações públicas se encontra disponível no momento, podendo não ser lançado pontualmente ou nem mesmo ser lançado.  Ao adquirir aplicativos da salesforce.com, os clientes devem tomar suas decisões de compra com base nos recursos disponibilizados no momento. A salesforce.com tem sede em São Francisco e filiais na Europa e na Ásia. Suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo "CRM". Para obter mais informações, visite  http://www.salesforce.com ou ligue para 1-800-NO-SOFTWARE (EUA).
Copyright (c) 2011 salesforce.com, inc. Todos os direitos reservados. salesforce.com, Salesforce, Chatter, Sales Cloud, Service Cloud, Radian6, Data.com, AppExchange, App Cloud, Heroku e todos os logotipos associados são marcas comerciais da salesforce.com, inc. nos Estados Unidos e em outros países. Os demais nomes aqui usados podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.